Skip to main content
cuidadosnovidades

Três coisas que provavelmente não sabia sobre o antúrio

By 21 de Abril, 2021Julho 30th, 2021No Comments

Centenas de espécies, dezenas de cores

Quando pensamos no antúrio, associamos, inevitavelmente, esta planta nativa da América Central e do Sul à cor vermelha. Mas, na verdade, existem mais de 900 variedades de antúrios espalhados pelo mundo. Vermelho, rosa, branco, roxo, verde, pastel… 

Difícil é mesmo encontrar uma cor a que o antúrio não dê vida. 

 

A flor não é bem a flor 

Olhando para esta planta, parece-nos óbvio que a sua flor seja a sua parte visualmente mais atraente. Partindo do caso do antúrio branco, tomamos pela flor a parte da planta nessa tonalidade. Mas não é bem assim. A parte branca do antúrio é, na verdade, conhecida como inflorescência – conjunto formado pela espádice (espiga) e a espata (bráctea colorida ou folha modificada) e tem como função atrair insetos polinizadores.

Esta é uma jogada de mestre da mãe Natureza, tal como explica o portal I Love Flores: quando uma determinada planta tem uma flor discreta e sem grandes atributos, a Natureza cria folhas diferenciadas próximas da flor para atrair insetos.  

Então, onde se encontra a verdadeira flor do antúrio? Contra todas as hipóteses, as flores dos antúrios são os pequenos pontos localizados à volta da espiga (espádice).

 

Uma das melhores plantas purificadoras do ar. Palavra da NASA

De acordo com a NASA, o antúrio é incrivelmente eficaz a remover substâncias poluentes do ar – como o formaldeído, amoníaco ou tolueno – através de processos naturais. 

Tentando descobrir as melhores formas de filtrar o ar numa estação espacial, os cientistas da NASA levaram a cabo um estudo científico e acabaram por concluir que há uma série de plantas “caseiras” capazes de neutralizar naturalmente compostos orgânicos tóxicos. 

A par do antúrio constam nesta lista, que pode ser consultada na íntegra no site da NASA, outras plantas bem conhecidas, como o Aloe Vera ou a Espada de São Jorge. 

Moral da história: com um antúrio não só está a tornar o seu espaço mais aconchegante e vibrante, como está a limpar e a purificar o ar desse mesmo ambiente.