Skip to main content
cuidadosnovidades

Especial Verão. Aprenda a prolongar a vida dos seus antúrios nos dias de calor

By 21 de Junho, 2021Julho 30th, 2021No Comments

Com o Verão, chega também o calor e, por norma, as temperaturas mais altas do ano. O tempo é convidativo a banhos e a dias longos ao sol, mas pode representar um grande entrave para a qualidade e longevidade da flor de antúrio. 

 

Apesar de ser uma flor nativa das florestas tropicais sul-americanas, o antúrio dispensa temperaturas muito altas, dando-se melhor em ambientes mais amenos, longe da luz direta do sol. Ainda assim, esta é a flor perfeita para encher a sua casa nos dias quentes, só precisa de ter em atenção alguns cuidados específicos.

 

A temperatura é sempre um fator-chave para a longevidade da flor. No caso específico do antúrio, deve ser exposto, idealmente, a temperaturas entre os 12ºC e os 22ºC e nunca a temperaturas superiores a 27ºC. Isto porque temperaturas altas causam maior stress na flor, danificando-a. E os sintomas do calor excessivo são notórios na própria planta, manifestando-se através de manchas castanhas na espádice e queimaduras na pétala. 

 

Para evitar estes problemas, mantenha os seus antúrios longe da exposição solar. Evite colocá-los, por exemplo, no parapeito de uma janela que recebe longas horas de sol, optando por deixá-lo num espaço mais recuado, com luz solar indireta. 

 

O ar-condicionado é conhecido por ajudar a combater o calor, mas no caso dos antúrios é igualmente prejudicial. Mantenha as suas flores também longe de correntes de ar. O sítio ideal será sempre um espaço com temperaturas amenas e luz solar indireta.

 

Estes são os cuidados que deve ter já em sua casa, mas os cuidados face ao calor começam muito antes e o processo de transporte desempenha um papel igualmente importante. Neste sentido, distribuidores e floristas devem evitar transportar e/ou armazenar caixas de antúrios no interior de veículos expostos à luz solar direta por longos períodos de tempo.  

 

Ainda sobre o transporte, e a par dos cuidados específicos relacionados com calor, as caixas de antúrios devem ser sempre bem acondicionadas e transportadas cuidadosamente na horizontal. Não devem nunca ser carregadas lateral ou verticalmente. 

Agora que já sabe tudo sobre como manter o brilho e a longevidade dos seus antúrios, atreva-se a fazer um bonito bouquet para alegrar a sua casa. Afinal, esta é uma planta frágil, mas é perfeita para todas as estações.